24 de jan. de 2008

TODO MUNDO LEMBRA

E todo mundo lembra daquele famoso discurso do Kennedy quando ele diz:
“And so, my fellow Americans: ask not what your country can do for you — ask what you can do for your country.”

Até aí tudo bem afinal de contas um Juscelino, um Getúlio, pra não falar do Sarney com aquele “Brasileiros e Brasileiras” ... enfim todo esse pessoal falava mesmo para, e de alguma forma canhestra, por seus fellows, enfim pro seu povo. Ou o que quer que essa palavra signifique. O problema está na menos lembrada frase que vem depois daquela. A que o Kennedy diz assim:
“My fellow citizens of the world: ask not what America will do for you, but what together we can do for the freedom of man.”

Nesse pedaço me parece mais uma coisa Luke Skywalker. Algo talvez que tenha nascido naquele momento de comoção da vitória com o Darth Vaider fantasmagórico e espectral ao lado do Yoda e o Han Solo dançando com a Léia e o Luke ali muito feliz com sua mão biônica delirando na onda de ter salvado a Galáxia. Tudo como uma grande festa em Massachusetts, depois de ter salvado Nova York, enquanto na Vila Kennedy o couro comia forte. Quem é a estrela da morte?! Enfim... acho que ele se excedeu um pouco. Mas talvez eu devesse usar essa citação naquele processo que eu gostaria de mover pra votar pra presidente dos EUA. Se o Mr President fala em nome dos seus fellow citizens of the world AH! então eu quero também escolher quem é que vai falar essas coisas pra mim! Não quero um boçal qualquer, quero um cara de nível, um cara que pelo menos saiba quem pilota a Millenium Falcon! São sempre idéias meio absurdas, como a daquele cara que morreu de câncer de tanto cigarro que fumou pra ficar doidão e queria processar o governo que não deixava ele fumar maconha que é muito mais saudável. É sempre assim, um cara quer inventar um emplastro que cure de tudo e acaba morrendo de gripe. Mas não ia ser nada mal uma mão biônica feito a do Luke, e aquele lance da Força pra alcançar o telefone que tá tocando lá na sala... Essas coisas difíceis da vida!

Mas vamos torcendo, desejando um próximo ano novo em que tudo surrealize!

“Kennedy I´am your father”

7D.

3 comentários:

Anônimo disse...

TEMOS QUE CONHECER A VILA KENNEDY
7D...........LÁ SERÁ O TEMPLO DA NOSSA PRIMEIRA OFERENDA FILMADA NO SET AO VIVO DA CIDADE...........
A VILA KENNEDY NOS UNE......CITIZENS OF THE WORLD.....
LÁ TALVEZ.......QUEM SABE ENCONTRAREMOS O CORAÇÃO DA AMÉRICA.....ÀS MARGENS DA AVENIDA BRASIL.....NO CORAÇÃO DE BANGU.......LÁ SERÁ FUNDADO O AMOR AMÉRICA........E ELVIS XANGÔ PRESELEY DANÇARÁ SEU TWIST BARRA-VENTO NO CORAÇÃO DE BANGU.......
VILA KENNEDY........A NOSSA ÁREA 51 TUPINIQUIM........PINDORAMA! PINDORAMA!

7A.

Anônimo disse...

Vila Kennedy On-Line. O Nosso Portal na InternetA única réplica da Estátua da Liberdade na América do Sul e uma das poucas em todo o mundo fica bem aqui na Vila Kennedy ! ...

Eram os anos 60 e a política mundial fervilhava com o auge da chamada "guerra fria" entre países dos blocos capitalísta e comunista, que entre si, travavam batalhas constantes no campo ideológico.
A 13 de março de 1961, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, anuncia a criação do projéto "ALIANÇA PARA O PROGRESSO", que tinha a finalidade de financiar projétos sociais em países da América Latina com o intúito de evitar o "avanço do comunísmo", que já era uma realidade em Cuba, já governada por Fidel Castro e com o apoio total da União Soviética (hoje Rússia).
O Brasil então, fechou acordo com os EUA e passou a integrar a lista dos países participantes do projéto. O governador do então Estado da Guanabara (hoje Rio de Janeiro), Carlos Lacerda, resolveu aplicar o dinheiro repassado pelo governo federal na construção de bairros proletários que receberiam pessoas vindas de remoções de comunidades faveladas e assim foram construidos vários bairros e entre eles a Vila Kennedy.
Presidente Jonh Kennedy, Criador da ALIANÇA PARA O PROGRESSO, que viabilizou a construção da Vila Kennedy


O governador resolveu usar uma área localizada na Zona Oeste da cidade próxima ao distrito industrial de Bangu e à Zona Rural de Campo Grande.
A idéia, era remover as famílias da favéla do MORRO DO PASMADO, em Botafogo, da favéla de RAMOS e da favéla do ESQUELETO, sendo a maioria oriunda das favélas do Pasmado e do Esqueleto.
As remoções se justificavam em função de que o Morro do Pasmado fazia parte de um conjunto paisagístico da cidade (proximidades do Pão-de-Açucar) e a favéla não era bem vista pelo estado neste aspécto e no caso do Esqueleto, a justificativa era ainda maior, uma vez que a favéla, na verdade, era uma ocupação da construção inacabada do Campus da então Universidade do Estado da Guanabara-UEG (hoje UERJ), localizado no Maracanã.


Governador Carlos Lacerda, governador do então Estado da Guanabara e responsável pela remoção das famílias de Ramos, Esqueleto e Pasmado para a Vila Kennedy
Até que em 20 de janeiro de 1964, o governo inaugura a VILA KENNEDY. O bairro recebeu o nome em homenagem ao presidente assassinado em Dallas, nos EUA e que fora o criador do projéto que dera origem à comunidade.
No princípio, alguns moradores resistiram à remoção por motivos até certo ponto, muito justos tais como o novo bairro ser localizado em um local extremamente afastado do centro, onde a maioria possuia seus empregos e ser também um local ainda a ser "desbravado". Mas como sempre, o Estado usou de sua força constituida para remover aqueles moradores, tanto os que iam por opção, quanto aos que iam a contragosto.
A desorganização do Estado no momento de entregar as casas foi tamanha, que não houve preocupação por parte do governo em humanizar o processo, fazendo que parentes e vizinhos próximos, na estrutura favelada, passassem a morar a distâncias absurdas dos seus, fora que pelo motivo das casas serem padronizadas e as chaves e fechaduras serem idênticas, ou seja, uma chave servia para todas as fechaduras, muita gente errava seus endereços e as vezes entrava em uma casa e somente assim, constatava que havia cometido a gafe.

A Vila Kennedy contava com construções padronizadas no imobiliário comunitário. Do lado direito de quem vai no sentido Campo Grande-Centro, destacavam-se a padaría "do Bonifácio" (hoje "do Tião"), o galpão que depois tornaria-se o supermercado "Carneiro", as duas escolas públicas (Joana Angélica e Marechal Alcides Etchegoyen), o conjunto que conhecemos como "debaixo do Leão", que tinha três construções : a primeira, o CINE PRESIDENTE KENNEDY (hoje Teatro Faria Lima), o Supermercado LEÃO, que deu origem ao nome do local (e hoje foi demolido) e o Posto Policial, que depois mudou-se para o atual endereço, na Praça Dolomitas, que depois passou a ser a torrefação de café ÉVORA (hoje demolido) e a Igreja de Cristo Operário (hoje na Rua Jayme Redondo s/nº), que funcionava num galpão, hoje incorporado ao imobiliário da Escola Marechal Alcides Etchegoyen, além do ESTÁDIO EVERARDO LOPES, conhecido como "Campo do Vila", além da famosa ESTÁTUA DA LIBERDADE, que é uma réplica da existente em Nova York, sendo em tamanho natural e reconhecidamente catalogada como a única réplica neste tamanho na América do Sul. Essa estátua fica não por acaso na Praça MIAMI, como se fosse uma lembrança aos moradores que a construção de nosso bairro foi feito com dinheiro americano.


No lado esquerdo de quem vai para o centro da cidade, destacavam-se as construções comerciais e as escolas Presidente Café Filho e Orestes Barboza.
A recém-criada Vila Kennedy, não tinha ainda um sistema de transportes eficiênte e tinhamos que conviver com apenas três linhas de ônibus : 394-Vila Kennedy/Largo de São Francisco e 810-Vila Kennedy/Bangu, que eram da extinta CTC e o 784-Vila Kennedy/Marechal Hermes, que pertencia à Oriental. Além disso, a iluminação pública era inexistente, as ruas eram de barro e o Rio das Sardinhas era todo coberto de mato nas margens além de pontes medonhas de se atravessar.
Tempos depois, já em 1982, o então governador Chagas Freitas, no intúito de ajudar eleitoralmente seu apadrinhado Miro Teixeira, que era candidato ao governo do estado pelo PMDB, iluminou todas as ruas do bairro, cosntruiu o Conjunto Sargento Miguel Filho (Malvinas), o Conjunto do Quafá e reformou várias praças, além de urbanizar a Praça LEIRIA ao lado dos colégios Café Filho e Orestes Barboza, fazendo alí os campos que conhecemos como "Barrão".
Tempos depois, foram aparecendo e crescendo as comunidades periféricas como as favélas do Sapo e Vila Metral, comunidade Pica-pau, Vila Progresso, Alto Congo e Alto Kennedy, além do Jardim do Édem e da Comunidade Sociólogo Betinho (próximo ao 14º BMP).
Com o tempo, as coisas foram melhorando, o comércio foi cerscendo e a população igualmente e hoje, a Vila Kennedy tem uma população muito superior a muitas cidades do Brasil e possui uma atividade econômica que movimenta grande volume de dinheiro e um número de eleitores superior a quarenta mil entre votantes em Vila Kennedy e fora dela. Além disso, a Vila conta hoje com três supermercados de pequeno/médio porte (Braga, Lusitanos e Jubileu), farmácias, um mini-shopping e uma centena de serviços comerciais, dois quartéis da Polícia Militar (8ª CIPM e 14º BPM), um posto de saúde (Henrique Monat) e dois centros comunitários (Irmãos Kennedy e Fundação Leão XII), mas precisamos de mais atenção dos poderes públicos.
Nós, o povo de Vila Kennedy temos uma capacidade enorme de superar obstáculos e vencer desafios, por isso, mesmo com todas as dificuldades, a grande maioria dos moradores oriundos de Ramos, Esqueleto e Pasmado, ou não, logo se apaixonam pela Vila e dificilmente deixam-na ou desaconselham seus filhos que se casam a morar em outro lugar.

Anônimo disse...

NA PRAÇA MIAMI EM FRENTE AO JARDIM DO ÉDEN SOBRE A ÚNICA RÉPLICA TAMANHO REAL DA ESTÁTUA DA LIBERDADE SERÃO LIDOS OS PRIMEIROS POEMAS DO AMOR AMÉRICA COM A BENÇÃO DO PAPAI JOE PILINTRA CARIOCA!!!!! EVOÉ AMOR AMÉRICA!!!
E PELÉ DISSE LOVE, LOVE, LOVE!
7A.