7 de jul. de 2009

Moonwalk to paradise (velório-drive-trhu) (por 7A e 7D)

São onze mil ingressos sorteados para esse grande enterro-espetáculo com caixão no palco dessa criança de Indiana que representa o pequeno sonho americano lindo dos Estados Unidos inocentes da América. Não culpe o luar, não culpe a dança. Seu caixão banhado a ouro custou vinte e cinco mil dólares e é do mesmo modelo usado no funeral de James Brown. Após os quinze minutos de atraso programados, o roteiro do show começa para se ver o imenso mito a se criar. Esse enterro online de cadáver congelado e maquiado espera a chegada do caixão que espera nos bastidores para ser anunciado adentrando o cenário do magnífico teatro lírico do show-velório com libreto de valor monetário incalculável.

Celebridades aplaudem a catarse coletiva da comunhão eletrônica. (no more dying) O diretor desse magnífico espetáculo conseguiu transformar um show em enterro. Agora foram ensaiados quarenta segundos de pausa dramática até que Mariah Carey cante com o cabelo milimetricamente loiro. Máquinas de dançar sobrevivem à angústia dos relógios. Os vitrais de uma igreja irreal aparecem filmados na tela abstrata. Nenhum evento cultural jamais mobilizou tantos anjos como esse. Enquanto isso, Magic Johnson lê um trecho da bíblia para câmera e Justin Timberlake agradece aos coreógrafos. E por onde andará Macaulay Culkin?

There are many michaels for many souls. Michael visitou Bagdá para sentir o sal da terra. Luvas de purpurina acompanharão o homem-show pela tenebrosa desse velório drive-trhu: Orgias do vídeo-clipe atravessam os funerais romanos desse velório show-business feito para televisão. Michael com o queixo e nariz esculpidos pela grande indústria. E o DVD do enterro, quando é que sai?

Michael elegeu Barack Obama. Essa é a estratégia orbitária da fama; quanto mais material se dá para máquina mais ela vai sobrevivendo. Quando abrirem a tampa do caixão aí sim será o grande final (we made it real). Brooke Shields é a musa do impossível, a deusa EUÁ dos spotlights das chamas da estátua da liberdade. Ambulâncias ainda correm pelo pôr-do-sol de Los Angeles. E afinal, quando é mesmo que sai o DVD do enterro?

Um funeral espetáculo. Uma festa do Divino. Healing the world. Michael pairando, olhando tudo e todos, dando seu moonwalk no paraíso. Como será o paraíso para Michael Jackson? Caixão de bronze, sonhos de metal, paraísos de silício. O curupira dá seu moonwalk no meio do mato virgem. Só o astro pop compreendeu a lenda dos cabelos de fogo. Macunaíma, na tocaia, observa tudo com os olhos rasos d’água. Enquanto isso the stock market keep going on, impiedosamente. Eles não ligam pra gente. Continue seu moonwalk Michael, assim ninguém poderá seguir seus passos rumo à Never Land do hibridismo.

Um comentário:

Barbara disse...

Eu não pude conter meu choro no momento histórico em que o estrupador-de-crianças-maluco-que-sacode-bebês-como-bonecos-na-janela-de-casa-para-paparazes é deixado para trás em todas as revistas e programas de tv para dar lugar nas capas aos soluços tocantes de uma filha de 11 anos que comoveu o universo revelando que, na verdade, Michael "era o melhor pai do mundo" no momento mais emocionante do funecirco a lá Peter Pan. Mas no final de contas era o que o dono do prêmio de pessoa mais conhecida do mundo queria.. não deve-se contrariar crianças..