21 de jun. de 2010

Bola de Cristal 3 (por Rô)

A galera está reunida. Vai começar mais uma madrugada futebolística, quer dizer, game-futebolistica. Enquanto os craques disputam na tela sempre alguém assume o papel do narrador, em geral de rádio.

Passa por dois, se prepara pra chutar, atira... é gol, goooooool, golaço!
Um gol narrado é quase melhor que o gol propriamente dito.

A grande invenção midiática do começo da era de ouro do nosso futebol foram as mesas redondas de comentaristas na TV. Algo meio impossível de dar certo no rádio. Foi nelas que ficamos conhecendo um gênio, Nelson Rodrigues, e outros protagonistas e coadjuvantes geniais como João Saldanha, Armando Nogueira, José Maria Scassa, Sandro Moreira e uns tantos outros.

A maioria tinha coluna em jornais: À sombra das chuteiras imortais, do Nelson (que nome foda!); Na Grande área, do Armando; a coluna de João, que não lembro o nome, acho que era Subterrâneos do Futebol e outros jornalistas que nos mostraram algumas abordagens possíveis de ver e analisar essa paixão coletiva.

João chegou a técnico da Seleção. Armando tornou-se por muitos anos o grande nome do jornalismo da Rede Globo. Dois notáveis botafoguenses numa época em que o Botafogo dividia com o Santos a gloria de ser a base das nossas seleções.
Com eles aprendi, por exemplo, ser possível conviver o torcedor apaixonado com o jornalista comprometido com os fatos. Algo que muita gente graúda no jornalismo hoje, com muito menos talento, não aprendeu.

João morreu em 1990, durante a copa do mundo na Itália. Trabalhou até o fim. Armando ficou mais tempo conosco e no último período de sua vida, nos presenteava semanalmente com um programa esportivo, onde se mostrava inteiro como poeta e amante dos esportes, especialmente do futebol.

Acho que hoje, o contestado Galvão Bueno é quem melhor representa esse amor antigo e essa convivência intima, futebol-midia.

Acho Galvão um dramaturgo, criador de plots, esclarecedor de conflitos, tradutor de emoções. Às vezes exagera, mas não é brincadeira criar um pacto com dezenas e dezenas de milhões de ouvintes/espectadores.

Quando vejo Dunga manter um postura reativa e meio sarcástica com a imprensa imagino que ele deva ter seus motivos, falam de abusos, de privilégios e outras justificativas para essa atitude mas ainda assim gostaria de vê-lo levando em conta esse contexto histórico.

E essa realidade indissolúvel: Seleção – imprensa – nós. Pra seleção a imprensa é um pouco nós, pra nós a imprensa é nosso alimento de seleção. Bem ou mal aquele repórter, por mais babaca que seja, é meu representante, é nóis na fita, mano.

Afinal que merda é essa de ficar aqui torcendo, festejando, me emocionando com algo do qual não participo?

Bem, pessoalmente já fui mais pessimista, mas pra bolinha que neguinho tá jogando, essa galerinha aí deve dar conta. Mesmo que inteligência não seja o forte.

Pras crianças: Pegadinha
Responda rápido:
Dunga se acha um mestre?
Dunga é um cara dengoso?
Por que Dunga vive Zangado?
Não esta na hora de Dunga acordar dessa soneca?
Será que o time do Dunga vai nos fazer feliz?
Não está faltando alguém nesse time?
(resposta na próxima Bola de Cristal)


Jornalista e técnico da Seleção João Saldanha virou lenda

Nenhum comentário: