19 de jun. de 2010

Sobre os goleiros e as aglomerações (por 7A)


Me lembro que a primeira frase que ouvi foi: “O gol é o melhor psicanalista do atacante”......quer dizer, antes do divã já tinham inventado as redes para o jogador de futebol se auto-analisar. Quer dizer, o gol redime tudo e é a auto-representação ideal de toda a cirurgia do jogo, será? O gol como um ato cirúrgico? Uma primavera forçada? Será mesmo que antes de tudo existia o gol? Tudo bem, me cansei de procurar a genealogia do gol, prefiro os goleiros com suas aparências desoladas, desterradas, pássaros sem asas. Me lembro do goleiro Gianluca Pagliuca beijando solitariamente a sua trave. A grande verdade é que o que mais me perturba no futebol são as aglomerações. Se o Fla-Flu inventou as multidões, o que será que as une e as transforma em torcidas prontas para serem esquadrinhadas? Qual o esboço do espelho de sal? Por que gritam os vencedores? Será que existe mesmo esta pátria de chuteiras, ou serão somente brilhos esparsos? Que território mágico pode se chamar de ilha flutuante Brasil? Território-planeta chamado de país? Pindorama? Desconfio que atualmente haja mais metafísica nos estádios do que nas avenidas. Eu gosto mesmo é do mistério dos goleiros, eles também não aprenderam a voar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Primo! Lindo pombo sem asa que você soltou no ângulo!
Salvem os goleiros que impedem os gols, essa banalidade que existe no futebol!

7D