5 de jul. de 2010

Bola de cristal 6 (por Rô)

Pecados e Virtudes

Primeiro vamos afastar esse viés religioso do termo “pecado”, no caso pecado capital, e trocar pelo conceito mundano de “vacilo”.

Quanto às “virtudes”, espelho invertido dos pecados, vamos só tirar o ranço católico-judaico e ficar com ela mesmo (a palavra). Pelo menos até rolar algo mais assertivo é “virtude” mesmo.

Virtudes e vacilos são posturas humanas que aplicadas às diversas circunstancias, costumam provocar conseqüências parecidas e, às vezes, inusitadas. É questão de adequação e equilíbrio.

São clássicos, têm história e acabaram se fixando em 7 pra cada lado.

7 é um número místico, por isso tão invocado. Coincidência ou não, de 58 até hoje, lá se foram 5 copas ganhas e 7 perdidas. 12 copas + uma. Essa na África.

13. Outro número cabalístico.

Ao observar com mais atenção percebemos uma relação direta entre cada vacilo e cada copa perdida.

1974 – SOBERBA

O grande vacilo foi considerar que éramos os melhores e ponto.

Zagalo, o técnico, remanescia de 70 e iniciou a retórica do “...Eles que se preocupem, os campeões somos nós”.

4 anos antes o velho Lobo recebeu um time montado, quase pronto. Só teve de dar o “toque do cheff”. Quem cortou o filé e chorou com as cebolas foi outro. O resgate da auto-estima da categoria, ainda traumatizada com o fracasso de 66, já tinha sido feito. Saldanha seu antecessor, desde a primeira convocação foi definitivo: “meu time é esse, são todos feras e com essas feras todas vamos ao topo”. Não era hora de ser humilde.

Em 74 a Seleção tinha de ser renovada, reposicionada no contexto global. A Era Pelé acabou. Zerou a pedra. O trabalho exigia muita estratégia, redefinição de paradigmas.

Havia novos craques. Alguns, como Leivinha e Marinho foram convocados. Outros solenemente esquecidos. O Zico, por exemplo. Jovem demais.

A soberba foi levando a vaquinha pro atoleiro.

- Holanda? Cruiff? Não conheço. Carrossel? Isso é futebol, não é parque de diversões.

Zagalo caiu em sua própria armadilha.

Altair Baffa, Walter Nigro, Sérgio Barbalho, Luiz Carlos Ramos, Tuca Pereira de Queirós, Juarez Soares e Lucas Neto na entrevista de Zagallo na Floresta Negra (Alemanha) na Copa do Mundo de 1974.



Ele que como jogador foi um ponta esquerda modesto, que fazia da humildade exercida paradoxalmente com grande altivez, sua grande arma, afinal não era nenhum garrincha, desprezou a modéstia, componente essencial da sua equação..

A altivez inflada virou soberba, destemperou o café com leite e amargou um fracasso que, a exemplo da ditadura, durou 20 anos e só foi redimido pelos pés de Romário, seu desafeto confesso.

E onde estava Mario Jorge Lobo Zagalo nessa hora?

Estava lá, sentado no banco, de volta à Seleção, humilde e altivamente exercendo as funções de assistente técnico do Parreira.

O café com leite nunca foi tão saboroso como naquela tarde americana, e com direito a pão italiano mais uma vez. Enfim o tetra.

(Na continuação 82, a gula e 2006, a preguiça)

Relembre a lista de Pecados Capitais (vacilos) e suas Virtudes equivalentes:

Vacilos

virtudes

Luxuria

simplicidade

Avareza

generosidade

Gula

moderação

Preguiça

presteza

Ira

paciência

Inveja

amizade

Soberba

humildade

Nenhum comentário: